Mônica Buava

Mônica Buava

Deputada Federal SP

“O voluntariado sempre esteve na minha vida. O senso de coletivo é um valor muito forte na minha família. Meus pais nasceram pobres, mas, mesmo nos momentos de dificuldade, ajudar o próximo fazia parte do nosso cotidiano, inclusive ajudar animais de rua: eu e minha irmã fazíamos casinhas para os gatos, dávamos carinho, comida e, quando nossos pais deixavam, levávamos para casa. Mas a minha noção de proteção animal era muuuito diferente da que tenho hoje. Coisas básicas, como o controle populacional de animais, eu só fui entender mesmo depois de virar vegetariana. Aliás, virar vegetariana foi uma consequência natural desses valores que me construíram.

Na faculdade de Relações Internacionais, decidi que seria ativista profissional. Desde então, encontrei grandes parceiros, com quem concretizei muitos sonhos.

Com a Nina Rosa Jacob, capacitei muitos agentes em Educação Humanitária e participei da produção  de documentários, como A Carne é Fraca.

Nós duas também idealizamos o primeiro hospital veterinário público do país, que foi viabilizado em poucos meses pelo Roberto Tripoli e abriu as portas para tantos outros. Hoje, mais de um milhão de animais são atendidos gratuitamente no Brasil!

Mas o chamado para acabar com a dor dos animais ditos “de produção” foi crescendo em meu coração e me aproximando ainda mais da Marly Winckler e do Eric Slywitch na Sociedade Vegetariana Brasileira, onde durante 18 anos trabalhei para a promoção da alimentação baseada em vegetais. E a melhor ferramenta que encontrei foi a Segunda Sem Carne. Ela é tão poderosa que, além de ajudar pessoas a se abrirem para uma vida sem animais na mesa, tem o poder de unir pessoas com o propósito de justiça social, como as que eu citei e também o Eduardo Jorge e o Alexandre Schneider, para conseguirmos JUNTOS 500 milhões de refeições com proteína vegetal em escolas públicas!

Por acreditar que a mudança precisa acontecer em várias esferas, fundei com meus sócios, Carol Caliman e Guilherme Carvalho, o POP Vegan Food, o maior restaurante vegano do Brasil, que é um negócio social que tem como objetivo oferecer comida vegana barata e deliciosa.”

Fabio Chaves

Codeputado

“Eu, como tantas crianças, adorava animais.
Meus pais trabalhavam como caseiros, então eu morei em vários sítios e chácaras.
Eu via minha mãe matando galinhas para o jantar. O cheiro de sangue e de penas que vinha da panela não sai da minha cabeça até hoje.

Já adulto, vi um vídeo que mostrava centenas de frangos em uma esteira. Eu tive ali a noção de que não era de uma fazendinha feliz que saíam os animais que eu comia. Eu achava triste, violento, mas necessário.

Pesquisando mais, descobri que a produção de ovos e laticínios também era motivo da morte de animais. E mais que isso, eu descobri que comer animais não era necessário para a saúde. Essa descoberta foi transformadora.

Já estava me preparando para deixar de comer pizza, porque pizza sem queijo não tinha como, né? Mas descobri que tinha como, sim! Eu podia continuar comendo tudo de que gostava! Pouco depois me tornei vegano.

Fundei o Vista-se, que era um site para vender camisetas com temas vegetarianos. As camisetas não venderam muito bem, mas as notícias do mundo vegano que eu passei a colocar no site atraíram leitores e assim, há 15 anos, nasceu o portal Vista-se.

Continuo me empenhando em divulgar aquilo que descobri no início: comer animais é triste, violento e desnecessário!

Eu acredito na democracia e também acredito que poderemos fazer algo positivo para os animais por meio dela. Por isso, estou me colocando à disposição do Mandato Animal para fazer o meu melhor.

Ao longo dos anos, por conta do veganismo, eu comecei a prestar atenção à política e aos trâmites do Congresso Nacional. Sei que não é simples transformar em leis as ideias que ajudam animais, porém é preciso começar, é preciso estar lá. A Mônica e eu fizemos muito pelos animais nos últimos 15 anos, sem uma cadeira no Congresso. Com uma cadeira lá, e apoiados por nosso Conselho, com nomes importantes da causa animal, tenho certeza de que faremos a diferença.

Temos uma habilidade comum e ela é fundamental para avançar com uma ideia dentro da Câmara dos Deputados: diplomacia. Conseguimos dialogar com pessoas de diferentes espectros, sem abrir mão da nossa essência.”

4366

Mônica Buava

Deputada Federal SP

Codeputado: Fabio Chaves

Conselheiros

O que pensam de nós

O que já conquistamos pelos animais

  • Apoio na luta pela implantação do primeiro hospital público e gratuito para cães e gatos do Brasil, conquista de Roberto Tripoli.

  • Resgates de animais em canis clandestinos, tragédias, circos e outras situações precárias, como a das Búfalas de Brotas;

  • Participação na CPI de Maus-Tratos do Congresso Nacional;

  • Mutirões de castração para mais de 15 mil animais;

  • 500 milhões de refeições com proteína vegetal em escolas públicas;

  • Implementação de opções veganas em cardápios de milhares de restaurantes;

  • Reconhecimento da alimentação vegana em Guias Alimentares do Ministério da Saúde.

Juntos, faremos história pelos animais!

4366

Mônica Buava

Deputada Federal SP

Codeputado: Fabio Chaves

PROPAGANDA ELEITORAL • Mônica Buava – Mandato Animal • PARTIDO VERDE • CNPJ CAND.: 47.470.672/0001-24